MST INVADE FAZENDA NA BAHIA
- Repórter VB
- 2 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Fazenda foi invadida por cerca de 60 famílias do Movimento que montaram acampamento em homenagem a líder precursor das invasões no estado

Fonte:Itiruçu Online
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) segue realizando invasões pelo Brasil. Segundo as primeiras informações, desta vez no estado da Bahia, na manhã desta segunda-feira (30), cerca de 60 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocuparam antiga fazenda da EBDA no território do município de Jaguaquara, divisa com o município de Itiruçu.
O grupo já realizou outras invasões como na Bahia em 2022, trazendo terror e violência para a região. As propriedades foram invadidas se valendo de uma mentira, dita pelo grupo de sem terras, de que ela estava improdutiva.
Cumprindo o prometido em sua primeira reunião desde que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência da República, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) definiu suas diretrizes para 2023. Segundo informações, o MST anunciou que vai retomar a invasão de propriedades em 2023. A ameaça foi revelada num texto batizado de “Carta de Luziânia”, em referência à cidade de Goiás.
O acampamento foi nomeado de Osmar Azevedo, que foi um companheiro de luta dos integrantes e que ajudou a construir o MST na Bahia.
A polícia Militar esteve presente no local e conversou com o grupo para a segurança de todos. O MST alega que apesar da grande importância que a propriedade teve no passado, a fazenda não cumpriu sua função social por muitos anos. O espaço do governo do Estado foi usado para plantio de roças e criação de animais por particulares.
A ocupação é resultado das crises habitacional e alimentar e da falta de empregos na região. A família mora lá há cerca de 15 anos. Os desafios das famílias é produzir alimentos saudáveis para a mesa e vender alimentos de qualidade e que não prejudiquem a saúde da comunidade nas feiras da região.
Fonte: Canal Rural
Comments