Você sabia que é possível identificar a idade do cavalo a partir da sua arcada dentária?
- Repórter VB
- 8 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

A arcada dentária do cavalo sofre alterações de acordo com a idade. O atrito entre a parte inferior e superior provoca desgastes nos dentes e ao longo do tempo e pode expor as estruturas internas, e assim, modifica a sua forma e desenho.
Vale ressaltar, que as mudanças estão relacionadas ao manejo nutricional, já que quanto menor a partícula do alimentos ingerida pelos equinos, menos ele mastiga, o que gera um menor desgastes dos dentes ao longo do tempo.
Diferença na cor - Quando o equino nasce, possui dentes de leite brancos, mas, conforme a idade aumenta, os dentes permanentes passam a ter coloração amarelada-creme. Após os 20 anos de idade, os cavalos já começam a apresentar dentes numa tonalidade próxima a da cor marrom. A mudança da cor da dentição, portanto, é uma das formas de identificação da idade do animal.
Podemos observar ainda que os dentes de leite dos cavalos são de formato oval, uma característica que muda nas outras fases da sua vida. Quando adultos, os equinos passam a apresentar dentes circulares e, já na sua fase idosa, os dentes são triangulares.
Outra forma possível para identificar a idade dos cavalos, é o reconhecimento do que chamamos de "sulco de Galvane". Dos 10 aos 30 anos de idade, os equinos apresentam uma marca marrom na linha da gengiva, no centro do incisivo, que é formada por uma leve dobra ou entalhe no esmalte do dente. Esta marca é o "sulco de Galvane".
O interessante, é que essa marca chega à metade do dente aos 15 anos de idade do cavalo, antes de deixar a linha da gengiva aos 20 anos. Em seguida ela tende a desaparecer completamente nos cinco a dez anos seguintes.
תגובות